Procurando saber a história da criação da APAE de Teixeiras, recorremos a “Tia Maria”, pois sabíamos que ela teve grande participação nesta criação.
![]() |
Maria das Graças Figueiredo, a Tia Maria. |
Maria das Graças Figueiredo, a Tia Maria, é uma pessoa de uma sabedoria imensa, educadora e até hoje a maior Conselheira da APAE de Teixeiras.
A princípio pensamos em fazer uma história em cima de seus relatos, mas o material por ela confeccionado é tão rico de detalhes que resolvemos apenas transcrevê-lo.
Sendo assim passamos a vocês, como titulou a Tia Maria, o Histórico da Fundação da APAE de Teixeiras.
![]() |
Maria Auxiliadora Soares. |
“Tudo começou quando Maria Auxiliadora Soares, a “Dodora”, me procurou e pediu apoio para fundar a APAE em Teixeiras.
Ela comentou que havia visitado a APAE de Ponte Nova e ficara emocionada com o trabalho deles. Além disso, sua prima “Cidinha”, havia ficado órfã e estava morando em sua casa. Como eu já desenvolvia um trabalho voluntário com algumas crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, na “Escolinha”, próximo da Pracinha do Patrimônio, gostei da ideia, aceitando o desafio.
Dodora buscou orientação nas APAEs de Ponte Nova e Viçosa e providenciou os documentos necessários para a Fundação. Convidamos várias pessoas da comunidade e entre elas a psicóloga Iramar Tavares, residente em Belo Horizonte, mas filha de Teixeiras, para nos orientar e ajudar também.
Ela fez as entrevistas com os pais e alunos, na “Escolinha” mesmo.
Foram matriculados 41 alunos, no começo e no dia 31 de março de 1995, na antiga Escola Estadual “Antônio Carlos”, hoje, Moreira de Queiroz, às 20:00 hs, com as bênçãos de Deus, foi realizada a Assembleia de Fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Teixeiras.
Compareceram várias autoridades e moradores de nosso Município, como também a presidente da APAE de Ponte Nova, Terezinha Alves Costa e o presidente da APAE de Viçosa, Dr. Gerhardus Lambertus Voopostel. Na mesma Assembleia, foi apresentado o Estatuto da Associação e eleita a primeira diretoria, para o período de 2 anos, de 31/05/95 a 31/05/97, a qual ficou assim constituída:
Presidente – Maria Auxiliadora Soares
Vice-Presidente – Maria Auxiliadora R. Pereira
1ª Secretária – Maria Lopes Drumond
2ª Secretária – Maria do Carmo Soares Menezes
1ª Tesoureira – Maria das Graças Figueiredo Ribeiro
2ª Tesoureira – Elisa Maria Queiroz Gonçalves
Conselho Fiscal Efetivos:
Hélio Rigueira de Freitas, Ana Maria Barros e Márcio Luiz Fialho Martins.
Suplentes: Manuel Saraiva da Silva, José Vieira Silveira e Reinaldo Vieira.
Todos foram eleitos por aclamação. A diretoria constava somente estes membros.
Como nossa “Escolinha” era pequena, alugamos um antigo depósito de doces e balas de propriedade do Sr. Expedito Pereira Bitarães, situado à Rua Jorge Magno da Silveira, 74, Patrimônio. Com o apoio da Prefeitura de Teixeiras, da comunidade e com as promoções, fomos contratando o pessoal para trabalhar.
As primeiras professoras que chegaram foram Eliana Ferreira Santos, Jaqueline Carmelita Plácito Lopes, Elaine Aparecida Arruda e Márcia Rigueira de Souza Martins.
As costureiras foram Nely Izabel Jacob Caponi e Maria do Carmo da Silva Pinto.
Os primeiros especialistas foram, a psicóloga Maria Inês Francisquini, a fonoaudióloga Cristina Coutinho Moreira, o fisioterapeuta Idalécio Santos Araújo e o psiquiatra Dr. Lairton Costa Andrade.
![]() |
Thereza Carreira Alvim. |
A APAE passou também a ser “Escola Especializada Thereza Carreira Alvim” em 1997 e o primeiro diretor da mesma foi Bruno Resende Ramos, a primeira supervisora, Teresinha Peixoto. Foi contratado o primeiro motorista, Airton Bitencourt da Silva, sendo que esses dois últimos trabalham até hoje na APAE.
No ano de 2000, a sede foi transferida para a Rua Dona Orayde Andrade Alvim, nº 21, bloco C, bairro Alencar, onde funciona até hoje.
Foram muitos os desafios que enfrentamos, mas com coragem, trabalho, amor e a ajuda de tantos, principalmente de Deus, dos amigos e dos sócios, a APAE continua acolhendo a muitos irmãos com dificuldades várias e dando oportunidade a tantos para trabalhar e aprender. Muitos outros alunos foram matriculados, inclusive da cidade de Pedra do Anta, que tem nos ajudado muito também.
‘Dodora’ foi um exemplo para todos nós e nunca será esquecida. Ela desempenhou as funções de Presidente, Diretora e Secretária na APAE, com muito amor, dedicação e alegria, pena que nos deixou tão cedo. Muitas pessoas passaram e deixaram também as suas marcas e exemplos, mas outras continuam chegando e nos ajudando, A todos a nossa eterna gratidão e que Deus nos abençoe sempre.
Maria das Graças Figueiredo Ribeiro
1º/06/2017 (membro da diretoria da APAE)”
Assim Tia Maria nos repassou a história da criação da APAE de Teixeiras, uma história que deve encher de orgulho a todos nós teixeirenses, uma história de garra, de solidariedade e principalmente de amor ao próximo.
Assim é a APAE de Teixeiras, uma Instituição “Onde nosso AMOR é maior que nossas DIFERENÇAS”.
Tia Maria, agradecemos muito a você por nós relatar uma história tão linda, marcada por superação e amor.
Pode estar certa que o nome de “Dodora” já foi eternizado na história da APAE de Teixeiras, tanto é verde que a rua da nova sede, uma obra do povo de Teixeiras, se chama “Maria Auxiliadora Soares”.
Mais uma vez o nosso muito obrigado Tia Maria.